Castração

                                               

Castração

Benefícios da Castração

 

 

Muitas pessoas ficam apavoradas quando o assunto é Castração (Esterilização). Pensam que a castração vai judiar do seu animalzinho de estimação, mas não fazem ideia das inúmeras vantagens e benefícios que isso irá trazer ao seu animal.
Nós do CANIL shalom mira incentivamos a esterilização, e já entregamos os filhotes castrados ou com contrato de castração. Por isso tivemos a ideia de expor esse assunto para esclarecer as dúvidas.

 



* Vantagens da castração *

Vantagens Para os Machos 
- Diminui as fugas;
- Reduz a demarcação do território (xixi fora do lugar);
- Evita agressividade motivada por excitação sexual constante;
- Evita tumores (câncer) testiculares;
- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como monorquidismo, epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc.;
- Os animais ficam mais tranqüilos e caseiros.

Vantagens Para as Fêmeas 
- Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;
- Evita câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta;
- Evita a piometra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas;
- Evita episódios freqüentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências como infecção das mamas;
- Evita cios;
- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;
- Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida;
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc..


Além da esterilização de animais domésticos ser um ato de amor, de respeito pelos animais e de cidadania. Uma gatinha ou cadelinha, e seus descendentes não esterilizados, podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos bichinhos num curto período de tempo. Infelizmente não existem lares responsáveis para todos. Com a esterilização, damos um passo importante para conter o ciclo de abandono de animais. Além disso, a saúde do animal será beneficiada e de todos os moradores da sua cidade. 

 

 

* Mitos e verdades sobre a castração *

"A castração deixa o animal gordo"
Falso. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.
 

 

"A castração deixa o animal bobo"
Falso. O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele se cansará facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é consequência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração.

 

"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel!"
Falso. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós operatório bastante tranquilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já está ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continua a ter vida normal.

 

"A castração evita câncer na fêmea"
Verdadeiro. As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do orgão.

 

"O macho castrado não tem interesse pela fêmea"
Falso. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.

 

"Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa"
Verdadeiro. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de uma ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa.

 

"Deve-se castrar a fêmea após ela ter dado cria"
Falso. Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes.

 

 

Se você NÃO é criador, não acasale seu bichinho só porque quer ter filhotinhos dele, ser criador é MUITO mais do que colocar um macho e uma fêmea juntos para procriar...

 

 

Castração é um ato de amor!